28.09.2017

equipe, o jeito DONA COISA DE SER

Quando me ocorreu o desejo de falar a respeito da minha equipe, a imagem que veio à minha cabeça foi exatamente a de um filme antigo de nado sincronizado. É assim vejo minha equipe hoje.

O fato de ter começado minha carreira profissional na moda, há 12 anos, sem experiência anterior de como funcionava o varejo, nos trouxe um perfil peculiar. Formei a equipe baseada na minha intuição e adquirimos maneiras particulares de lidar com as clientes.

A loja começou muito pequena e foi crescendo rapidamente. Sempre tive uma pessoa conhecida que me recomendava alguém. Minha seleção começa a partir da conversa. O que me encanta é sentir que estou diante de alguém que tem paixão pela Dona Coisa. Isso já é meio caminho andado para a contratação. Em todas as reuniões coloco sempre a importância do ‘jeito Dona Coisa de ser’. É o nosso patrimônio e, muitas vezes, acabo repetindo os mesmos conceitos durante todos esses anos.

Para mim, a gentileza é fundamental no tratamento para com clientes, fornecedores e colegas de trabalho. Não se trata de subserviência, e, olha, que já vivemos algumas situações delicadas. Quando chega alguém que aparentemente está ‘equivocada’, esta pessoa merece mais atenção ainda de nossa parte. É como quando procuramos um profissional de outras áreas, seja médico, advogado… adoraria que as clientes nos vissem com o profissionalismo que pode ajudá-las da melhor maneira possível na questão estética.

Quanto maior for a necessidade de uma pessoa, mais cuidado temos no nosso atendimento para que ela se sinta à vontade e confiante. A equipe acentua com naturalidade o ambiente caseiro da loja, o que acaba aproximando as pessoas. Acredito demais na cordialidade e com isso, minha equipe e eu acabamos fazendo grandes amizades com as pessoas ao nosso redor, sejam fornecedores, clientes…

Percebo que a equipe sente uma verdadeira paixão pela loja, e as próprias clientes comentam. Isso acaba reverberando no trabalho, em todos os sentidos. Tenho que frisar também a fidelidade de nossas clientes, pois a maioria está conosco desde o início da loja.

O mundo, hoje, estimula as pessoas para o padronizado, e o visual diversificado da equipe é natural e respeita cada personalidade. Acredito que nós todos funcionamos muito melhor quando nos sentimos seguros, coerentes com nossas peles e roupas. É claro que existe um padrão estético, e quando, por acaso, não gosto de algum detalhe não deixo de falar. Mas é raro acontecer. Gosto que cada um se expresse através das roupas e atitudes, porque quando isso é autêntico o resultado é sempre bacana.

Há uma história clássica na loja, a de quando fui contratar uma vendedora e a recusei. Durante a entrevista, ela falava um tanto demais e um pouco alto, me dava tapinhas no braço, enfim, pensei: de jeito nenhum quero esta pessoa na minha equipe. Ela era considerada uma super profissional no mercado. Seis meses depois precisei de alguém novamente. E ela, que queria muito fazer parte da equipe da loja, se candidatou para outra entrevista. Certamente, a ex-gerente comentou minha impressão a seu respeito. Para minha grata surpresa surgiu uma lady na minha frente. Acho que gostou do que ouviu e preferiu adotar outro estilo, e hoje é muito querida e importante para a loja. Tem o nosso DNA e uma personalidade marcante.

Prezo muito o respeito dentro da loja e, por isso, prefiro que as questões pessoais sejam tratadas fora de nossa casa. O atendimento às nossas clientes não discrimina ninguém. É pessoal, afetivo e muito importante.

Hoje a equipe é grande, contando a Dona Coisa e o café DC Lá Em Cima. Administrar egos é um exercício diário. De vez em quando preciso chamar alguém na minha sala para conversar. E digo: Vem cá, mamãe quer falar!!!

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  1. em 28 de setembro de 2017 - 15h51

    A equipe de Roberta Damasceno ganhou, hoje, no blog, um destaque muito inspirado. O tema é ótimo e foi muito bem desenvolvido por esta empresária, curadora e ‘alma’ da Dona Coisa! Parabéns!

  2. Vera balteiro
    em 28 de setembro de 2017 - 21h36

    Roberta,sua equipe é Linda e Única e que nos deixa sempre muito à vontade.
    É muita atenção e Carinho sempre.
    Parabens!!!

  3. Ana
    em 29 de setembro de 2017 - 09h06

    Adoro essa equipe , sempre atenciosos , gentis , com uma ENERGIA deliciosa .
    Sou fã ….

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