06.07.2017

BIKE

Na infância, a bicicleta foi um dos brinquedos mais importantes para mim. Morava em Laranjeiras e passeava pela Gal Glicério, era tudo mais calmo. Pedalar não me trouxe ‘paura’, pelo contrário, mas essa fase ficou na infância. Fui jogadora de vôlei até 13 anos e também velejava porque meu pai tinha barco, mas não passou muito disso a minha ligação com esportes. Sempre trabalhei muito, no mercado financeiro, então, não tinha tempo para quase nada.

Há seis anos comecei a pedalar de novo. Notei que minha ginecologista, Alice Kahane, estava em ótima forma. Ela me contou que pedalava e que isso tinha mudado seu corpo e sua vida. Fiquei animada e entrei aos poucos no mundo da bike. Ela me indicou o professor Chico Santos, um querido, que teve muita paciência até que eu pudesse subir a Vista Chinesa.

Para mim, a bike está associada à coragem, liberdade, superação, além da saúde. Pedalar melhorou minha força, confiança e autoestima. Não nego que sofro muito para dar conta da subida, mas chega uma hora que a endorfina bate. Pedalo as seis e meia da manhã, três vezes por semana e, às vezes, sábado ou domingo. Em alguns finais de semana, Paco e eu pegamos a estrada com as bikes no rack do carro e vamos para lugares de terra.

Tenho atração por montanha e uma relação muito próxima e afetiva com o campo. Subir ladeiras de bike é uma conquista muito prazerosa. Volto revigorada dos passeios, cheia de energia. É um esporte muito completo que também socializa. Conheci novos amigos apaixonados por bike.

No ano passado fui pedalar com três amigas em Portugal, Marion Appel, Patricia Xavier, Renata Ceribelli. Já tinha ido a Berlim, há dois anos e meio, para pedalar. Chegamos a Lisboa e fizemos a Costa Vicentina inteira, quase 400 quilômetros, seis dias no pedal. Uma empresa portuguesa super organizada, Bike Tours Portugal, cuidou de tudo. Os hotéis eram bons, a comida, o vinho e a convivência foi tudo foi maravilhoso! A gente pedalava de 50 a 70 quilômetros por dia, e a cada noite ficávamos em um hotel diferente. No meio do dia, uma parada para almoçar. A mesa já estava montada diante de um cenário lindo! Pegamos sol, chuva, vento, asfalto, terra… Às vezes, a gente pedalava por falésias, com certo perigo, mas sempre com o professor ao lado.

Depois desta experiência vivo procurando outros lugares para descobrir usufruindo das delícias da bike. E posso dizer que a bike é libertadora. Aqui no Rio, a Vista Chinesa é considerada uma das subidas mais íngremes do mundo em cidades. Quem sobe até o final é capaz de enfrentar muitos obstáculos.

Hoje tenho uma bicicleta ‘invocada’. Quem sabe, um dia, eu consiga acompanhar o ritmo do Paco!

Roberta Damasceno, Patricia Xavier, Renata Ceribelli, Marion Appel
Roberta Damasceno, Patricia Xavier, Renata Ceribelli, Marion Appel
Roberta Damasceno, Patricia Xavier, Renata Ceribelli, Marion Appel

Comente pelo Facebook
Comente pelo blog
  1. Vera Lúcia Balteiro
    em 06 de julho de 2017 - 17h12

    Amei amei
    Deu aquela vontade de começar a pedalar
    Parabéns minha linda!!!!

  2. elda priami
    em 06 de julho de 2017 - 18h13

    Que passeio maravilhoso! Dá vontade de sair pedalando por aí!!! Parabéns pela energia!!!

  3. Claudia Barcellos
    em 06 de julho de 2017 - 18h35

    Parabéns pela garra com estilo.
    Dá-lhe Roberta!

  4. em 07 de julho de 2017 - 02h15

    whoah this blog is fantastic i love reading your articles. Stay up the good paintings! You recognize, many individuals are looking round for this information, you can help them greatly.
    imagePl

  5. patricia xavier
    em 07 de julho de 2017 - 14h52

    Viagem maravilhosa esta que fizemos! Seu blog está muito lindo e com a sua cara minha amiga querida!!

  6. Paco
    em 07 de julho de 2017 - 16h49

    Muito legal…e só mulheres muito interessantes.

  7. Cristina neves Rudge
    em 09 de julho de 2017 - 17h49

    Roberta,
    Que fotos lindas!
    Andar de bicicleta em lugares bonitos e uma das melhores terapias.
    Beijos
    Cristina Rudge

  8. Chico
    em 14 de julho de 2017 - 11h25

    Belo relato Roberta!!!
    Fico muito feliz de ter te ajudado nesse ponta pé inicial(retorno ao uso da bike).
    Grande abraço!!!

  9. Johnc438
    em 13 de agosto de 2017 - 00h12

    nasa, , harold hill edkffgdededa

  10. em 13 de agosto de 2017 - 13h36
  11. Johna125
    em 28 de agosto de 2017 - 19h53

    Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it debegbcfcgbk

  12. em 20 de setembro de 2017 - 06h55

    uVPurp There is clearly a bundle to identify about this. I suppose you made certain nice points in features also.

  13. Johnc320
    em 20 de setembro de 2017 - 18h57

    I like what you guys tend to be up too. Such clever work and coverage! Keep up the very good works guys I’ve incorporated you guys to my personal blogroll. abcegkdeffaa

Voltar para o Topo